Quanto cobrar de aluguel? Saiba como calcular

Você quer alugar o seu imóvel, mas não sabe quanto cobrar de aluguel? Aqui vamos explicar o que você deve considerar para calcular o valor do seu aluguel.

Como saber quanto cobrar de aluguel?

Para calcular sua cobrança de aluguel, leve em consideração os fatores:

  • Tempo para alugar
  • Garantias Aceitas
  • Preço de mercado
  • Quanto investir para alugar
  • Localização
  • Tempo de uso do imóvel
  • Tamanho do imóvel
  • Infraestrutura
  • Particularidades
  • Preferências pessoais

Tempo para alugar

Seria a sua necessidade de alugar o imóvel rapidamente ou se não há problema em deixá-lo desocupado por algum tempo. Se você tem pressa e quer alugar o seu imóvel o quanto antes, é interessante considerar um valor mais acessível e atrativo.

Spoiler Alert: na Zimobi você anuncia grátis o seu aluguel e divulga seu imóvel nos principais portais! Gerando muito mais interessados.  Veja como AQUI.

Garantias Aceitas

Para realizar um aluguel mais rápido e seguro, é necessário ter um leque de opções de garantias. Assim, você não deixa de alugar por desconfiar do interessado ou por ele não conseguir fornecer a garantia de aluguel necessária. Os principais tipo de garantias existentes no mercado são as seguintes:

  1. Seguro fiança
  2. Título de captalização
  3. Caução hipotecária
  4. CredPago
  5. Fiador
  6. Sessão fundiária
  7. Depósito caução

Para saber mais sobre cada uma destas garantias, veja este Post do Blog.

Se optar por alguma garantia com seguradora, vale levar em consideração que o valor do aluguel sofrerá um acrescimento.

Preço de mercado

Outro fator é o preço do imóvel no mercado. Para isso, você deve pesquisar os preços de outros imóveis na região em que o seu está localizado. Procure saber o valor do aluguel de outros apartamentos do prédio ou de casas semelhantes no bairro, considerando imóveis com tamanho e infraestrutura semelhantes a do seu.

Quanto gastar com a divulgação do imóvel até encontrar um bom interessado

Nessas horas precisamos levar em consideração o CUSTO / BENEFÍCIO, deve-se pensar em quanto tempo irá demorar até alugar o seu imóvel. Temos diversos meios de divulgar o imóvel. Mas, tratando-se do mundo moderno, a melhor de todas as maneiras é a digital. E entre tantos portais de anuncio, entender qual a melhor maneira de divulgar o imóvel é fundamental para conseguir alugar seu imóvel com o máximo de rentabilidade.

Vários portais imobiliários custam caro, porém, seu imóvel é divulgado para milhões de pessoas e isto traz resultado. Foi sabendo disso que a Zimobi juntou o poder de alcance dos principais portais imobiliários e colocou a sua disposição.

 

 

Localização

A localização tem um peso importante no valor do aluguel.  Se a região é segura, o bairro oferece boa infraestrutura e há fácil acesso às ruas e avenidas principais, o preço será maior.

Já em relação à disponibilidade de serviços (mercado, farmácia, escola, transporte público etc), a lógica pode variar. No caso de imóveis de classe média (B e C), uma localização próxima a centros comerciais valorizará o imóvel, aumentando o aluguel. No caso de imóveis de classe mais alta, como condomínios de luxo, uma localização mais afastada, tranquila e residencial irá agregar valor ao imóvel.

Tempo de uso

A idade do imóvel e o tempo de uso influenciam na sua valorização pois os imóveis mais antigos tendem a gerar maiores problemas com infraestrutura ou deterioração, seja pela idade natural ou pelo uso. Tudo isso gera a depreciação do imóvel. Nesses casos, é importante fazer uma reforma. Manutenções periódicas, como pinturas, ajudam a conservar o imóvel, reduzindo a sua desvalorização.

Os imóveis novos são mais valorizados, pois tendem a ser projetados com uma estrutura moderna e aplicada às necessidades atuais dos moradores. E, além de serem mais atrativos, costumam apresentar menos problemas estruturais.

Tamanho

Geralmente, quanto maior o imóvel, maior o valor do aluguel. Mas, aqui, é preciso encontrar um equilíbrio entre o tamanho e a idade do imóvel. Isso porque imóveis maiores elevam o preço, mas eles costumam ser mais antigos – o que desvaloriza. Por sua vez, imóveis novos são mais caros, mas geralmente têm a desvantagem de serem menores.

Infraestrutura

Além do tamanho, é preciso considerar a infraestrutura do imóvel. Nesse item, o que conta é a área útil. Casas ou apartamentos com cômodos maiores e maior quantidade de quartos e banheiros, por exemplo, tendem a ter o aluguel mais alto do que terrenos com uma grande área verde, mas com uma casa pequena.

Além disso, diferenciais como elevadores, portaria 24h e salão de festas valorizam o imóvel e, portanto, elevam o preço do aluguel.

Particularidades do imóvel

É preciso considerar as características próprias do seu imóvel. Por exemplo, condomínios com áreas de lazer, apartamentos com varanda, churrasqueira, decorados, casas reformadas e com armários embutidos encarecem o aluguel.

A mobília é um fator muito importante na definição do valor do aluguel. Para se ter uma ideia, dependendo da qualidade e quantidade de móveis inseridos, os apartamentos mobiliados podem ter um aumento de cerca de 25% no valor.

Preferências pessoais

É importante levar em consideração as preferências pessoais dos futuros moradores. Apartamentos em andares mais altos, por exemplo, oferecem mais segurança e tranquilidade. Por isso, são mais valorizados pelas pessoas.

Do mesmo modo, imóveis com boa iluminação e ventilação são preferidos pelo público, já que o sol combate o mofo e a umidade, proporcionando mais saúde ao inquilino. Inclusive, imóveis que recebem incidência de sol pela manhã são ainda mais valorizados.

Como calcular o valor do aluguel?

Para facilitar veja algumas dicas de como fazer o cálculo do seu aluguel:

  • Baseie-se em valores de referência
  • Conheça o valor de venda do imóvel
  • Utilize uma calculadora de aluguel

Baseie-se em valores-referência

Para o tamanho do imóvel, você pode se basear nos valores do Custo Unitário Básico, calculado pelo Sindicato da Construção Civil.

Quanto à localização, você pode considerar a média de preços no mercado.

Já em relação à idade do imóvel, tome como base a taxa anual de 4% de depreciação de imóveis.

Conheça o valor de venda

Para saber quanto cobrar de aluguel, você pode começar considerando um percentual entre 0,3% e 0,5% do valor de venda do imóvel. Nesse valor, não entram taxas como IPTU e condomínio.

Por exemplo, se o valor de venda do seu imóvel é de R$ 500.000,00, o valor do aluguel será em torno de R$ 2.000,00.

Mas lembre-se: após esse cálculo, considere os demais fatores listados anteriormente. Eles são importantes, pois influenciam no valor final.

 

Dica Bônus: Como alugar mais rápido

Por fim, vale lembrar que, para alugar seu imóvel mais rápido, é importante usar ferramentas que melhorem o seu anúncio, deixando-o mais interessante e visível para o maior número de interessados.

Mas afinal, qual o melhor site para anunciar imóvel de aluguel? OLX, Quinto Andar, ZapImóveis, mercado livre, facebook? Veja o resultado neste Post do Blog.

Agora que você já sabe quanto cobrar de aluguel, é preciso mostrar seu imóvel aos interessados. Veja como fazer anúncios grátis de aluguel e encontre o inquilino ideal!

Tem um imóvel livre no momento? Então veja como anunciar imóvel e encontrar o melhor inquilino.


Compartilhe: