Blog Zimobi

Se você quer alugar o seu imóvel e está iniciando no ramo imobiliário, é normal que tenha muitas dúvidas. Um dos questionamentos mais comuns entre os novos locadores é sobre a possibilidade de cobrar aluguel por boleto.

Na locação de imóvel, é preciso entender que um dos recursos mais importantes para regular os termos e as condições entre locador e locatário é o contrato de aluguel. Nesse documento devem constar, dentre outras informações, aquelas referentes a pagamentos.

Assim, proprietário e inquilino têm liberdade para entrar em acordo e determinar a melhor forma de pagamento do aluguel.

Quer entender como funciona a cobrança por boleto? Continue a leitura e veja as regras!


Afinal, o locador pode cobrar aluguel por boleto?

Sim, os proprietários podem cobrar aluguel por boleto bancário. Inclusive, essa é forma mais comum de cobrança de aluguel e despesas de condomínio. Os próprios inquilinos, que desejavam mais praticidade e facilidade na hora de pagar o valor, começaram a exigir a cobrança por meio dos boletos.

Nesse caso, a grande dúvida é se é permitida a cobrança da tarifa do boleto junto com o pagamento do aluguel e do condomínio. Para responder a essa pergunta, é preciso entender que os instrumentos jurídicos que embasam as condições relacionadas ao pagamento são a Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245 de 1991) e o Código Civil.

Com base na legislação, pode-se inferir que é o inquilino seja responsabilizado pelos custos da taxa do boleto bancário. Mas, para isso, o contrato deve prever uma cláusula que determine que o pagamento do aluguel e do condomínio seja feito junto com a tarifa.

Isso porque, na relação locatícia, o que prevalece é a liberdade de contrato entre locador e locatário. Assim, pode-se estabelecer uma cláusula contratual que determine a forma de pagamento do aluguel e das respectivas taxas, tais como encargos previstos no contrato e despesas de condomínio.

Geralmente, os custos do condomínio e as tarifas bancárias não são discriminados nos boletos, pois são considerados como despesa ordinária. Contudo, é crucial que isso seja especificado em contrato e que seja livremente pactuado entre as partes do acordo.

Como funciona a cobrança de aluguel por boleto?

Agora que você sabe que pode cobrar aluguel por boleto, é importante ficar atento a algumas práticas adequadas de cobrança. Veja como funciona!

Emissão automática de boletos

Uma boa dica ao utilizar esse tipo de cobrança é emitir os boletos automaticamente. Você pode fazer isso para evitar atrasos ou esquecimentos no envio e, consequentemente, a falta de pagamento por parte do inquilino e outros tipos de inconvenientes.

Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível gerar e enviar boletos, sem que você precise fazer isso de forma manual. Assim, não é preciso nem mesmo entregar os boletos impressos, caso o inquilino concorde em receber por meio digital.

A facilidade é para ambas as partes, já que o locador evita gastos com impressão e envio, e o locatário recebe o boleto direto na sua caixa de e-mail. 

Para ter mais facilidade para cobrar seu aluguel por boleto, veja como funciona na Zimobi.

 

Fácil acesso à segunda via dos boletos

Outra prática importante que o locador deve estar atento é a emissão da segunda via dos boletos. Ao cobrar aluguel por boleto, é fundamental oferecer fácil acesso à segunda via, a fim de reduzir os riscos de atraso no pagamento dos aluguéis.

Para isso, você pode fornecer um canal de contato, um site, um aplicativo ou alguma outra forma que permita ao locatário acessar seus boletos quando quiser, sem complicações.

Ao identificar um atraso no pagamento, você também pode programar para que o seu sistema de cobrança envie automaticamente a segunda via do boleto ao inquilino. Uma mensagem clara com a linha digitável do código de barras também é uma boa saída.

 

Envio de avisos e notificações

Outro cuidado importante ao escolher cobrar aluguel por boleto é garantir a programação de envio automático de avisos para locatários que estão com o pagamento atrasado, ou até mesmo próximo ao vencimento.

Com uma ferramenta de cobrança de aluguel, alguns dias antes do boleto vencer, você pode enviar lembretes e notificações por e-mail, mensagem de celular ou aplicativos, como o WhatsApp.

Assim, você evita que o inquilino atrase ou esqueça de pagar o boleto. Além disso, tem um maior controle sobre os pagamentos, sabendo com precisão se o locatário está em dia com os aluguéis ou se está inadimplente.

 

Saiba como cobrar seu aluguel com facilidade

Como você viu, para cobrar aluguel por boleto, o mais importante é que essa forma de pagamento seja previamente acordada com o inquilino e especificada no contrato de locação.

Inclusive, ao alugar seu imóvel, é interessante contar com uma ferramenta para a cobrança, a fim de facilitar o seu trabalho e proporcionar maior controle sobre os seus recebimentos.

Se você quer uma solução completa para gerenciar a cobrança de aluguel com facilidade, então precisa conhecer a Zimobi. Com a nossa plataforma, você não precisa se preocupar se o seu aluguel caiu ou não, ou com demais inconvenientes.

Confira algumas vantagens de contar com a nossa solução:

  • Você pode fazer tudo de um jeito fácil e prático (online);
  • Os boletos são enviados automaticamente para os locatários todos os meses;
  • A plataforma faz o monitoramento dos pagamentos por parte do inquilino;
  • Lembretes e alertas de cobrança são emitidos ao inquilino por e-mail e SMS, evitando o esquecimento do pagamento e a inadimplência;
  • Você pode editar suas cobranças sempre que necessário, a fim de cobrar multas e juros ou conceder descontos;
  • Você recebe o pagamento do aluguel na sua conta;
  • E o melhor: você não precisa de imobiliárias ou intermediários para cobrar o aluguel, mas tem todo o suporte da Zimobi sempre que precisar.

Ficou interessado em cobrar aluguel por boleto com tranquilidade e sem maiores burocracias? Entre no nosso site!

Outros serviços que tenho certeza que vão te ajudar:

Anunciar Aluguel Grátis

Saiba como anunciar seu aluguel grátis e encontrar interessados. Saiba mais

Super Análise

Você também pode solicitar análise de crédito dos interessados. Saiba mais

Garantia

Receba em dia seu aluguel, mesmo se o inquilino não pagar. Encontre a melhor garantia para ficar sempre tranquilo Saiba mais

Cobrar Aluguel

Fazer por conta não quer dizer fazer sozinho. Saiba todos os detalhes de como funciona o sistema de cobranças da Zimobi. Saiba mais