Fotos que alugam: 6 dicas para fotografar imóvel

Alugar imóvel não está fácil? Quer anunciar imóvel de uma forma mais eficiente? Então veja as dicas para fotografar imóvel e atraia muito mais interessados em potencial!

Diariamente, milhares de novos anúncios são criados em plataformas de imóveis, como fazer o seu ganhar destaque?

Enquanto uns aparecem no topo, outros estão na segunda, terceira ou até última página das buscas. Nesse duelo por relevância, quem tem boas imagens já está um passo à frente da conquista.

Então, como tirar boas fotos de imóvel? É possível ter um bom resultado usando o celular? Só fotos profissionais ganham destaque? O que fazer para ter fotos atrativas?

Antes de tudo, é importante dizer que, sim, é possível tirar boas fotos sozinho(a). Com calma, atenção aos detalhes e alguns truques especiais é possível garantir anúncios de brilhar os olhos. Abaixo nós te contamos tudo sobre como chegar lá!

anuncie seu imóvel nos maiores portais e alugue 10x mais rápido, clique e comece agora grátis

1) Tire as fotos com o celular na Horizontal

Pensando no melhor aproveitamento das fotos e em formas de mostrar mais detalhes e características dos imóveis, procure sempre fotografar na horizontal — conforme foto abaixo. Como essa forma se assemelha mais à forma como enxergamos, dá uma dimensão mais ampla e realista de como os espaços serão vistos em uma eventual visita. Isso sem contar que nos portais de anúncios de imóveis para alugar (veja aqui qual o melhor site para anunciar seu imóvel), as fotos na horizontal ganham um maior destaque. Por tudo isso, com exceção de fotos de detalhes, que podem ser verticais, a horizontal é sempre a melhor pedida!

Na vertical o campo de visão do ambiente fica limitado e a foto, quando colocada em uma página com limitação de espaço, pode ser diminuída, ficando, assim, pior que uma foto inserida na horizontal.

 

2) Bons ângulos fazem a diferença

Aqui o segredo é testar. Para conquistar uma foto excepcional, diversos ângulos devem ser experimentados. Mas antes de sair fazendo vários cliques, reflita sobre quais são os pontos fortes do seu imóvel. Qual cantinho dele é único e pode chamar atenção? Como valorizar esse espaço na imagem? Depois disso, comece a testar os melhores pontos para você se posicionar com o celular ou câmera.

Evite divulgar fotos com excesso de parede, teto e chão à mostra. São detalhes que não costumam agradar muito os olhos do público.

A foto deve ser tirada na mesma altura do olhar. A dica de como fotografar imóvel é, portanto, evitar tirar fotos de cima ou de baixo, modificando a perspectiva do olhar.

3) Coloque-se no lugar do futuro inquilino

Se você fosse alugar um imóvel hoje pela internet, quais tipos de fotos gostaria de ver? É dessa forma que você deve pensar quando for fazer as suas. Ter um ambiente organizado é sempre uma boa pedida.

Para alugar mais rápido seu imóvel , avalie também a forma e a sequência que escolherá apresentar suas imagens. Qual a lógica você gostaria de ver se estivesse no lugar no inquilino? Lavanderia, banheiro, cozinha, sala e quarto ou o contrário? Em geral, começar com fotos mais gerais e seguir com as específicas funciona bem.  

Mas, claro, tudo irá depender de quais são os pontos fortes do seu imóvel. Sem dúvidas, eles devem ser os primeiros a serem mostrados!

4) Iluminação

Uma das dicas para fotografar imóvel é evitar o excessos para mais ou para menos e aproveite a luz natural sempre que possível. Ela vai valorizar o seu imóvel, dando um aspecto suave às fotos. Para isso, escolher bons horários para as fotos é primordial. O nascer e pôr do sol são dois excelentes momentos.

Se o imóvel é pouco iluminado, você precisará de auxílio da iluminação artificial. Nesse caso, cuidado com a falta ou excesso de luz, e também com o uso do flash. Se não usados corretamente, podem gerar sombras desagradáveis ou fotos com a luz “estourada”.

5) Filtros: use com moderação

Hoje os filtros são os grandes queridinhos para a edição de imagens. Mas, aqui vale a regra de menos é mais! Utilize a edição apenas para ajustes sutis, como brilho, contraste e pequenas alterações de cor. Evite usar opções que mudam a cor da imagem, por exemplo.  Eles podem criar um aspecto artificial e desvalorizar seu imóvel.

O que deve prevalecer é a naturalidade do seu imóvel. Você precisa ressaltar os pontos fortes, mas nunca passar uma imagem daquilo que ele não é.

6) Valorize o que é seu

Uma bela vista da janela, um cômodo diferenciado, uma boa vizinhança, um móvel bonito, um parque ou praça nas proximidades: não tenha medo de mostrar aquilo que, de fato, agrega valor ao seu imóvel.

Com as fotos, o futuro inquilino vai saber dos detalhes assim que bater o olho nas imagens e, se tiver interesse em mais informações, irá recorrer à descrição do anúncio, onde você deve deixar todas as informações muito claras.

Se o imóvel estiver mobiliado ou com moradores, não fotografe bagunça. Aqui vale arrumar o local, até fazer uma limpeza básica se for necessário para mostrar que não só o local está pronto para o cliente viver, mas fazê-lo se imaginar já morando lá.

DICA EXTRA

Agora que você já sabe as dicas para fotografar imóvel, é preciso saber em quais plataformas anunciar o seu imóvel. Que tal deixar que alguém faça isso por você e ainda te auxilie na hora de agendar as visitas dos interessados? A Zimobi faz isso e muito mais. Anuncie grátis seu aluguel.


Compartilhe: