Blog Zimobi

Quem tem um imóvel e deseja disponibilizá-lo para locação, logo pensa nas dores de cabeça que isso pode gerar. Mas você já pensou na vantagem de alugar sem imobiliária e evitar uma série de burocracias?
Se não, saiba que é possível alugar sem intermediários, e que existem várias vantagens nessa modalidade – tanto para o locador, quanto para o locatário. Mesmo se você não quiser assumir essa função por conta própria, há alternativas para não colocar seu imóvel em uma imobiliária.
Isso porque, hoje em dia, é possível contar com plataformas especializadas em locação de forma autônoma. Esse tipo de recurso oferece a solução de conectar locador e locatário, sem a necessidade de intermediários.
E o melhor: o proprietário recebe auxílio na administração do imóvel alugado, garantindo segurança e validade jurídica.
Quer entender mais sobre as vantagens de alugar sem imobiliária? Continue a leitura!

6 vantagens de alugar sem imobiliária

1) Redução de burocracia e custos

Uma das maiores vantagens de alugar sem imobiliária é a redução da burocracia. E, assim, você ganha em economia de tempo e dinheiro. Para o locatário, a diminuição de gastos se reflete em um aluguel mais barato. O locador, por sua vez, não precisa arcar com serviços imobiliários e taxas de corretagem.
Para se ter uma ideia, as imobiliárias e os corretores ficam com o primeiro aluguel inteiro. O proprietário só recebe no outro mês de pagamento. Inclusive, as taxas de imobiliárias podem chegar a 10% do valor do aluguel mensal. É uma fatia considerável, que diminui o rendimento do proprietário e, ao mesmo tempo, sobrecarrega o custo para o inquilino.
Além disso, se o proprietário optar por uma plataforma de locação sem imobiliárias, é possível economizar ainda mais. Isso porque não é necessário buscar por canais próprios ou portais de divulgação: a plataforma fica responsável pelo anúncio. Assim, o imóvel atinge milhões de usuários pela Internet, e o locador não tem gastos extras com propaganda.

 

2) Gestão direta dos imóveis

Uma gestão sem intermediários também representa economia de tempo e dinheiro. Já que não é preciso lidar com os demorados e onerosos processos de uma imobiliária, o proprietário pode gerir diretamente a locação de seus imóveis.
E, caso o locador não tenha interesse ou experiência em fazer a gestão por conta própria, é possível contar com as plataformas de locação para isso. Com todas as ferramentas reunidas em um só lugar e procedimentos jurídicos corretos para administrar o imóvel, o proprietário tem à disposição tudo o que precisa para uma gestão autônoma, ágil e segura.
Ou seja, é possível contar o know-how de administração de imóveis, sem a necessidade de contratar os serviços de uma imobiliária.

 

3) Definição dos requisitos de contrato

Outra vantagem de alugar sem imobiliária é que os termos de negociação e os requisitos para a locação podem ser estabelecidos de modo flexível. Com o contato direto entre locador e locatário, muitas exigências feitas pelas imobiliárias tornam-se desnecessárias.
Requisitos como renda mínima, valor-caução ou fiador, por exemplo, podem ser estabelecidos da melhor forma para ambos. Além disso, outros termos contratuais, como descontos no aluguel, data do vencimento do boleto e responsabilidade por taxas extras, podem ser definidos com mais flexibilidade.
Vale mencionar que o contato direto tem o benefício, ainda, de possibilitar maior vínculo de confiança entre as partes. Como em qualquer relação de negócio, isso é fundamental para evitar conflitos, reduzir irregularidades contratuais, solucionar imprevistos e, claro, garantir que todas as obrigações sejam cumpridas.

 

4) Agilidade

Sem burocracia, com menos gastos e mais maleabilidade na negociação, o proprietário consegue encontrar um inquilino rapidamente. Isso torna o imóvel mais atraente para o locatário, que terá facilidades no processo de locação.
Além disso, com uma plataforma digital, os imóveis ganham muita visibilidade. Ao se integrarem a outros portais imobiliários e sites de divulgação, as plataformas conseguem alcançar pessoas interessadas na Internet. Dessa forma, o imóvel não fica parado no mercado, satisfazendo a todos os envolvidos.

 

5) Praticidade

Além de todas as facilidades de alugar sem imobiliária, o locador e o locatário ganham em praticidade. É preciso ter em mente que, com o surgimento e a consolidação da era digital, tudo mudou – inclusive, a locação de imóveis.
Nesse sentido, as plataformas surgem com o intuito de facilitar o processo e os acordos imobiliários. Para isso, elas possibilitam que todo o processo seja feito pela Internet; com exceção da visita, que pode ser feita presencialmente.
Desde o anúncio, passando pela negociação e formalização do contrato, até a gestão da locação, tudo é feito online para garantir a comodidade das pessoas.

 

6) Segurança

Mais uma das vantagens de alugar sem imobiliária é a tranquilidade de contar com um sistema eficiente. E o fato de acontecer pela Internet não torna o procedimento arriscado; pelo contrário, tudo é feito de modo altamente seguro.
O processo de contratação, por exemplo, é realizado por meio de assinatura digital, que conta com recursos de segurança criptográfica. Isso permite identificar os envolvidos e verificar a autenticidade e a integridade dos documentos com plena validade jurídica.
Além disso, ao encontrar um interessado para um imóvel, a plataforma faz toda a análise necessária da confiabilidade e do potencial locatário antes de aprovar. É realizada, por exemplo, a análise de crédito, de antecedentes criminais e de demais informações pessoais do futuro inquilino.
Como você pode ver, existem muitas vantagens de alugar sem imobiliária. Se você acha que administrar a locação por conta própria pode ser arriscado ou não tem tempo para se dedicar, conte com a plataforma online especializada da Zimobi como uma boa solução.
Assim, você evita os riscos a que toda gestão iniciante está sujeita e, ainda, obtém as vantagens de alugar sem imobiliária. Saiba mais sobre como funciona a Zimobi!

Outros serviços que tenho certeza que vão te ajudar:

Anunciar Aluguel Grátis

Saiba como anunciar seu aluguel grátis e encontrar interessados. Saiba mais

Super Análise

Você também pode solicitar análise de crédito dos interessados. Saiba mais

Garantia

Receba em dia seu aluguel, mesmo se o inquilino não pagar. Encontre a melhor garantia para ficar sempre tranquilo Saiba mais

Cobrar Aluguel

Fazer por conta não quer dizer fazer sozinho. Saiba todos os detalhes de como funciona o sistema de cobranças da Zimobi. Saiba mais