Empréstimo com garantia de imóvel

Como tornar seu imóvel um ativo financeiro

Ter um imóvel próprio é um dos grandes sonhos da maioria dos brasileiros. A casa própria muitas vezes significa segurança e estabilidade, garantindo tranquilidade no futuro, tanto para si quanto para os familiares. Um dos sinais que comprovam essa teoria é o crescimento da procura por empréstimo com garantia de imóvel nos últimos anos.

Talvez boa parte dessas informações não seja novidade para você, mas diversas empresas estão expandindo uma nova perspectiva para a relação das famílias brasileiras com o imóvel, através do crédito com garantia de imóvel (CGI). Atualmente, a popularidade do CGI está crescendo com a mesma velocidade em que as fintechs chegam no mercado brasileiro. Somente em 2020, essas operações cresceram 26%, em relação ao ano anterior, totalizando R$ 11 bilhões, segundo dados do Banco Central (BC).

Em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, onde é conhecido como Home Equity, o crédito com garantia imobiliária já faz parte da cultura financeira. Isso porque é muito comum que, após a aquisição de uma casa, o proprietário a coloque como garantia para conseguir dinheiro e dar sequência em seus projetos de vida. Desse modo, o imóvel passa a ser visto como ativo financeiro para alavancar sonhos e projetos futuros.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

O Home Equity, também conhecido no Brasil como Refinanciamento de Imóvel, é uma modalidade de empréstimo na qual você apresenta um imóvel como garantia, o que diminui os riscos da operação para a instituição financeira, que pode oferecer taxas de juros muitos mais baixas do que em outros tipos de crédito. Como o prazo de pagamento também é alongado, é possível ter parcelas até 70% mais baratas do que em outras dívidas.

Durante o processo, o imóvel será avaliado e o cliente poderá receber até 60% do valor do imóvel em um crédito de uso livre com taxas a partir de 0,75% ao mês, mais a correção da inflação. Na matrícula do imóvel constará a alienação fiduciária à instituição financeira, mas o proprietário continua sendo dono do imóvel, podendo usá-lo normalmente, fazer reformas, alugar e até mesmo vendê-lo.

Quais as vantagens do empréstimo com garantia de imóvel?

Além de oferecer a menor taxa de juros entre as modalidades de empréstimo, o crédito com garantia imobiliária tem o prazo de pagamento alongado, podendo chegar a até 20 anos, o que deixa as parcelas ainda menores. Outra vantagem é a possibilidade de participação de mais de um proponente na operação, seja para compor renda suficiente para emprestar valores maiores ou ainda para apresentar um imóvel de terceiro.

Essa possibilidade torna o Home Equity ainda mais vantajoso, uma vez que pequenas empresas podem usufruir de um crédito de uso livre, com juros baixos e mais tempo para pagar. Com um bom planejamento, é possível quitar dívidas, organizar o fluxo de caixa e fazer novos investimentos para a empresa continuar crescendo, sem precisar depender dos grandes bancos ou do cartão de crédito.

Como usar o CGI para me livrar de dívidas caras?

Outra possibilidade do Home Equity é fazer a quitação de dívidas muito caras, que comprometem o orçamento mensal, e ficar com apenas uma parcela menor, aliviando o bolso e permitindo a reorganização da vida financeira. Na prática, você recebe uma quantia maior nesse tipo de empréstimo, podendo quitar dívidas à vista, o que garante uma boa margem de negociação para diminuir o valor total a pagar.

Como os valores do CGI são maiores, é possível quitar várias dívidas caras que fazem os brasileiros perderem o sono com altos juros, como cartão de crédito e cheque especial, além de empréstimo a juros abusivos. Além de pagar as dívidas, é possível ter um dinheiro extra para investir em novos planos ou tirar aquele sonho do papel.

Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel?

A modalidade de empréstimo com imóvel em garantia é ofertada por muitos bancos, financeiras e fintechs. Aqui na Zimobi temos parceira com a Bcredi, uma fintech com mais de 12 anos de experiência em crédito imobiliário. Conheça algumas das vantagens:

  • Taxas a partir de 0,75% ao mês + IPCA
  • Até 15 anos (180 meses) para pagar
  • Renda combinada em até 6 proponentes
  • Carência de até 90 dias para começar a pagar
  • Limite de até 60% do valor de avaliação do imóvel

Acesse nossa página especial para fazer uma simulação online e gratuita! Você indica o valor do seu imóvel, o valor do empréstimo que precisa e em quantos meses quer pagar. Você pode simular quantas vezes quiser para encontrar uma parcela que caiba no seu bolso e depois basta fazer a solicitação, enviando alguns dados, e um consultor especializado da Bcredi irá entrar em contato com você!


Compartilhe: