Blog Zimobi

A pandemia do coronavírus está afetando drasticamente a vida das pessoas de todo o mundo. O vírus causador da doença Covid-19 se espalha rapidamente, levando a um crescimento exponencial de contaminação. Ainda sem uma vacina que possa imunizar a população, os governos precisaram tomar sérias medidas para controlar o surto.
Até então, a solução mais eficaz, segundo cientistas e órgãos de saúde, é o isolamento social. Dessa forma, é possível reduzir a propagação do coronavírus e o consequente aumento da curva de contágio.
Diante desse cenário, os proprietários de imóveis se perguntam sobre como administrar os aluguéis e qual é a melhor forma de lidar com os inquilinos. De fato, o momento tem afetado todos os setores, inclusive locadores e locatários.
Pensando nisso, vamos explicar, neste artigo, os impactos da pandemia para quem tem imóveis alugados e como administrar os aluguéis da melhor forma nesses tempos. Entenda!

Qual o impacto do coronavírus para locadores e locatários?

Com o isolamento social, as pessoas entraram em quarentena e diversos estabelecimentos, como escolas e comércios, devem se manter fechados – a não ser que ofereçam serviços essenciais, como farmácia, padaria e supermercado.

E qual é a relação desse cenário com a locação de imóveis? Em primeiro lugar, para quem aluga imóveis comerciais, é importante entender que as empresas – sobretudo os pequenos negócios – passarão por uma crise e lutarão para sobreviver à pandemia.

Além disso, com a redução do expediente ou até mesmo o fechamento de empresas, estima-se que a taxa de demissão de funcionários e desemprego irá crescer.

Assim, se você tem um inquilino, seja residencial ou comercial, é importante ter em mente que muitas pessoas passarão por dificuldades durante a quarentena.

Será que os seus inquilinos poderão pagar o aluguel? Você deve cobrar taxas de atraso nesse momento? E como receber os aluguéis seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para evitar a proliferação do coronavírus?

Essas são algumas questões que surgem nesse momento, e os proprietários devem estar preparados para lidar com a situação da melhor forma. Por isso, separamos alguns cuidados que você deve tomar ao administrar os aluguéis ao longo da pandemia.

Como os proprietários podem administrar os aluguéis no período de quarentena?

Para administrar os aluguéis em meio à crise, é importante ter em mente duas coisas: os impactos do coronavírus e os cuidados necessários para combatê-lo.
Veja algumas ações que os proprietários podem adotar!

Considere a situação dos seus inquilino

Muitas pessoas e estabelecimentos comerciais podem chegar ao ponto de não ter condições de pagar o aluguel durante a quarentena. Se isso acontecer, é importante considerar novas formas de administrar os aluguéis nesse período.

Para inquilinos com um vasto histórico de pagamentos em dia, você pode, por exemplo, estabelecer um acordo com um novo plano de cobrança. Por meio de um documento escrito, determine termos que possam melhorar as condições para o inquilino, sem que você corra o risco de ficar sem receber.

Avalie a flexibilidade contratual

A Lei do Inquilinato regula os direitos e as obrigações de proprietários e inquilinos. Apesar desse respaldo jurídico, é importante considerar a necessidade de ser flexível no momento.
Se o seu inquilino não pode pagar o aluguel, por exemplo, reconsidere a cobrança de taxas atrasadas e termos de despejo. Ou, se você aluga um imóvel comercial e tem notado que os pequenos comerciantes estão com dificuldades, avalie a possibilidade de reduzir o valor.

Evite o contato físico entre locador e locatário

O coronavírus é facilmente propagado por meio do contato físico. Por isso, a melhor forma de evitar a contaminação é reduzindo-o ao máximo. Seja para receber seu aluguel, enviar documentos ou fazer negociações, é fundamental buscar outros meios possíveis.

Evite receber dinheiro em espécie

Além do contato físico, é recomendável evitar também o recebimento do aluguel em espécie. As notas de dinheiro passam pelas mãos de muitas pessoas, tornando-se um meio propício para o acúmulo de vírus e bactérias. Por isso, há grande risco de contaminação. Opte, portanto, por meios de pagamento digital e sem interação direta.

Use a Internet para administrar seus imóveis

A Internet tem sido, mais do que nunca, uma aliada. No ramo imobiliário, há plataformas especializadas nas quais você pode fazer toda a gestão dos imóveis virtualmente.
Você pode publicar os anúncios, realizar o contrato de locação e administrar os aluguéis online. Para se comunicar com seus inquilinos, enviar comunicados e/ou solicitar renovação de documentos, dê preferência também aos meios digitais. A Zimobi é uma plataforma digital para proprietários gerirem seus imóveis com segurança e facilidade.

Assine contratos digitalmente

Se você estiver em via de contratação, combine com o seu inquilino o envio e recebimento online dos documentos para o contrato de aluguel. Lembre-se ainda de evitar aglomerações durante o período de quarentena. Para não ter que ir ao cartório, o locatário e o locador podem assinar o documento digitalmente.
O uso de assinatura eletrônica nos contratos imobiliários vem crescendo devido à sua praticidade, eficiência e segurança. Tudo pode ser feito em questão de segundos pela Internet e com plena validade jurídica.

Em tempos de coronavírus, você tem mais um motivo para adotar o recurso

Tenha bons hábitos de higiene

Outro cuidado importante são os hábitos de higiene, que devem ser redobrados durante a pandemia. Se você precisa ter contato físico com potenciais inquilinos, como no caso de mostrar um imóvel, tenha todos os cuidados básicos de saúde.
Lave as mãos com água e sabão ou passe álcool em gel, evite encostar em superfícies, mantenha uma distância de 2 metros das outras pessoas e não toque em partes do seu rosto, como olhos, nariz e boca.
Por fim, é importante ter em mente que, em momentos de crise, os proprietários precisam buscar alternativas para administrar os aluguéis. O ideal é procurar por soluções que evitem a queda na sua rentabilidade, mas que também não prejudiquem os seus inquilinos.


Para administrar os aluguéis de um jeito fácil, online e com segurança, conheça a Zimobi e saiba como funciona o recebimento de aluguel em nossa plataforma!

Outros serviços que tenho certeza que vão te ajudar:

Anunciar Aluguel Grátis

Saiba como anunciar seu aluguel grátis e encontrar interessados. Saiba mais

Super Análise

Você também pode solicitar análise de crédito dos interessados. Saiba mais

Garantia

Receba em dia seu aluguel, mesmo se o inquilino não pagar. Encontre a melhor garantia para ficar sempre tranquilo Saiba mais

Cobrar Aluguel

Fazer por conta não quer dizer fazer sozinho. Saiba todos os detalhes de como funciona o sistema de cobranças da Zimobi. Saiba mais