Cinco perguntas para interessados em alugar seu imóvel

Inquilinos ruins causam muitos problemas. O objetivo com esse texto é mostrar as cinco perguntas que você deve fazer para interessados em alugar seu imóvel.

Você acabou de receber uma mensagem de um possível inquilino interessado – já é hora de começar a análise! Recomendamos que você faça pelo menos estas cinco perguntas antes de agendar a visita ao imóvel.

1) Por que você está se mudando?

A princípio, pode parecer que isso não é da sua conta. Mas ouça as respostas, elas podem demonstrar alguns indícios de comportamentos que você não deseja em quem irá alugar seu imóvel. Desconfie de interessados que contam problemas da sua situação atual. Busque os que falam razões legítimas para a mudança, como por exemplo: aumentando a família, oportunidade de emprego.

anuncie seu imóvel nos maiores portais e alugue 10x mais rápido, clique e comece agora grátis

2) Quando planeja se mudar?

Se um inquilino diz algo como “amanhã” ou “na próxima semana”, provavelmente significa que eles não são bons planejadores. Um inquilino responsável inicia sua pesquisa com antecedência e planeja de acordo. De fato, a maioria dos proprietários exige 30 dias de aviso prévio de seus inquilinos, se eles planejam se mudar. Você não quer ser o próximo proprietário, que recebe apenas um aviso de última hora e precisa se esforçar para encontrar um novo inquilino. No entanto, um inquilino que esteja com mais de 90 dias de antecedência é igualmente ruim. Se eles acabaram de iniciar sua pesquisa, é provável que não estejam prontos para fechar negócio, pois não viram lugares suficientes ainda.

3) Qual é a sua renda mensal?

O padrão aqui é garantir que seu inquilino tenha uma renda de 2,5 a 3 vezes o valor do aluguel solicitado. Isso é apenas uma matemática básica – você está tentando garantir que o inquilino possa pagar o aluguel da sua casa. Nesse momento você não saberá se ele está falando a verdade, mas pode posteriormente pedir um holerite ou até mesmo extratos bancários para verificar a saúde financeira do interessado. Aliado a isso você pode solicitar um seguro caução ou outra modalidade de garantia.

4) Posso pedir referências de seu aluguel anterior ou empregadores?

Com exceção de alguém saindo direto da casa dos pais pela primeira vez, se o inquilino não pode fornecer referências ou da desculpas, você deve seguir em frente. Sempre exija referências. Aqui está uma dica rápida de especialistas em aluguel. Você deve perguntar aos antigos proprietários coisas simples como “Eles pagaram aluguel em dia”, “Eles respeitaram a propriedade e os vizinhos” e “Por que eles se mudaram?”.

5) Você pode enviar seu CPF antes da visita?

A resposta aqui é bastante direta. Desqualifique qualquer pessoa que recuse. Sua segurança é prioridade e através do CPF você pode identificar quem irá visitar seu imóvel. Se ele se sentir incomodado, informe que esse é um procedimento normal antes de qualquer visita e que faz com todos os interessados. Futuramente uma análise de CPF pode mostrar os problemas problemas de crédito.

Conclusão:

Você pode aprender muito com apenas essas cinco perguntas aos seus novos inquilinos em potencial. Após este artigo, espero que você perceba que um bom processo de análise começa no primeiro contato com o potencial locatário. Ao fazer essas perguntas e ouvir suas respostas, você pode pré-qualificar os inquilinos e definir suas expectativas e requisitos.

Mas afinal, “quem é a Zimobi e como ela pode me ajudar?”

Zimobi é uma startup de desintermediação no aluguel de imóveis que veio para revolucionar o mercado imobiliário. No mais recente programa de aceleração do Startup Zone, do Google, foram escolhidas 21 empresas para a primeira turma.
Dentre elas, está a Zimobi – uma plataforma que oferece todas as ferramentas necessárias para quem deseja alugar e administrar seus imóveis com segurança, tranquilidade e o melhor de tudo: sem intermediários.


Compartilhe: